quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Crataegus Oxyacanta e seus Benefícios



Crataegus é a planta do coração.

 - Cuida da Saúde do coração e das artérias.

- Possui propriedades vasodilatadoras das artérias coronárias e também cardiotónicas.

- Pode ser usado em taquicardias e arritmias, enxaquecas, arteriosclerose e pressão arterial alta.

- Tem propriedades calmantes para os nervos e ajuda em casos de insónia.

 Desde há muito que o Espinheiro Alvar (Espinheiro branco), tem sido usado para cuidar da Saúde do coração e das artérias, porque esta planta junto com outros Recursos de Saúde previne doenças cardíacas.

Esta planta foi usada pelos Gregos e pelos Nativos da América, para tratamento de problemas relacionados com o coração.



A planta tem na sua composição flavonoides (quercetina, rutina, vitexina e catequinas) junto com minerais como o potássio, magnésio e cálcio, o que favorece a vasodilatação das artérias coronárias e consequentemente a circulação de sangue.

 O Espinheiro não só dilata as artérias mais importantes do coração, como possui propriedades cardiotónicas, o que significa que tonifica a energia do coração, para que este bombeie o sangue com mais força. É a planta ideal em caso de insuficiência cardíaca, debilidade cardíaca, acumulação de líquidos por problemas cardíacos, etc...

 Em que desequilíbrios de saúde esta planta deve ser usada?

 Enfarte do miocárdio - É uma excelente planta a ser tomada por todas as pessoas que sofreram enfarte do miocárdio, ou apresentam sintomatologia anginosa. Porquê? Porque a planta aumenta a irrigação do músculo cardíaco, o que além de prevenir futuros ataques ainda ajuda a função cardíaca.

 Taquicardias e arritmias - Regula o ritmo do coração, por isso ela pode ser usada nas arritmias cardíacas ou taquicardias.

 Insuficiência cardíaca - Tanto a insuficiência cardíaca direita como a esquerda beneficiam com as propriedades do Espinheiro, porque ele é capaz de aumentar a potencia do coração, o que ajuda a bombear mais sangue, para poder chegar a todas as partes do corpo.

 Arteriosclerose - Ao dilatar as artérias, melhora a circulação e os problemas relacionados com a arteriosclerose.

 Enxaqueca - Porque melhora a circulação, também melhora a circulação na cabeça, logo é uma planta que pode ser usada nas enxaquecas.

 Regula a Pressão Arterial - Pode ser tomado tanto na pressão arterial alta como na baixa, porque ação da planta é de equilibrar.

 Ajuda a controlar o sistema nervoso simpático. O sistema nervoso simpático é aquele que nos faz fazer frente a um "leão". E como faz isso? Aumenta os batimentos cardíacos, o nível de açúcar no sangue, dilata os brônquios, deixa-nos em estado de alerta, tudo para salvaguarda da nossa integridade física, se estamos frente a um "leão", há que ter força para fugir. Vivermos episódios neste estado de alerta não nos prejudica, viver todo o dia como se o leão estivesse à nossa frente, mata-nos, é o tão famoso estado de stress, que leva à diminuição da saúde e a futuros desequilíbrios como neuroses cardíacas, hipertensão, espasmos, insónia, etc. Esta planta tão bem conhecida, e usada desde há muito, possui propriedades sedantes do sistema nervoso simpático.

 Este estudo conclui que a planta Espinheiro Alvar, apresenta várias propriedades cardiovasculares, tem atividade antioxidante e anti-inflamatória, diminui a agregação plaquetária, produz um efeito vasodilatador, o que protege o endotélio. Diminui as arritmias e as gorduras desagradáveis, assim como diminui a pressão arterial. Vários estudos clínicos demonstram que as preparações de Espinheiro-alvar são muito eficazes nos estágios iniciais da insuficiência cardíaca congestiva. (1)


Em Portugal é uma planta fácil de encontrar, tanto em lojas de produtos naturais como em vários supermercados. Pode ser bebida em forma de chá, de tintura ou de extrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário