sábado, 3 de março de 2018

Deficiências nutricionais causam doenças


Vivemos uma época de fartura, onde de uma forma ou de outra todas as pessoas comem, a fome propriamente dita não existe. É muito bom haver comida à nossa disposição, até porque nem sempre foi assim.
A população está alimentada, mas estudos indicam que não estamos nutridos.
Podemos comer um prato de batatas fritas, e uns nugets pré-cozinhados, ou uns douradinhos, ficar de barriga cheia, mas não nutridos.

Para ficarmos nutridos precisamos de comer alimentos ricos em nutrientes, ricos em substâncias que possuem funções especificas no nosso organismo. Por isso é que comemos.

Comer pode ser uma ação de satisfazer a boca, mas também tem de satisfazer o corpo. Somos um aglomerado de células, bactérias, e todos querem comer. Aquilo que ingerimos vai alimentar seres que habitam dentro de nós e que nos são benéficos ou vai alimentar seres que nos prejudicam, por isso é importante fazermos uma boa seleção daquilo que consideramos alimento.

Precisamos de nutrientes do tipo energético, construtor e regulador, uns vão-nos dar energia, outros fazem parte da construção de material orgânico e outros regulam o bom funcionamento do organismo. Todos eles são importantes na prevenção de doenças. Por isso, faz todo o sentido analisarmos o que comemos, faz todo o sentido olharmos os nutrientes que estamos a comer ou a não comer em caso de doenças, por exemplo em caso de pressão arterial alta, será que a pessoa consome alimentos ricos em magnésio?

Um estudo publicado num jornal cientifico " Journal Nutrients" em 2013, mostrou que há muitas deficiências de minerais e vitaminas em muitas pessoas. Obviamente essas pessoas começam por apresentar sintomas, manifestações de falta de algo no organismo, como tal têm alergias, depressão, dores, fadiga, falta de vitalidade.

Na pesquisa muitas pessoas apresentaram falta de folato. O folato controla a divisão das células, de uma em duas, de duas em quatro, o que se chama mitose. Um dos problemas envolvidos no cancro é a falta de folato, porque o corpo não se pode reproduzir corretamente, o ADN se danifica ou se reproduz de forma errada e isso pode levar a células com mutações ou cancerosas.



Outro grupo tinha deficiência de Vitamina B12, que é uma das principais causas de depressão, muitas pessoas passam a vida deprimidas a tomar fluoxetina para manterem no cérebro a serotonina, mas uma outra causa é a deficiência de Vitamina B12. O medicamento - omeoprazole - ou qualquer outro que bloqueie a bomba de protões, que muitas pessoas tomam, inibem a absorção desta vitamina. A falta de B12 pode levar a anemia, formigamento nas mãos e pernas, fraqueza muscular, infertilidade, demência entre outros.

Nesse estudo encontraram pessoas com deficiência em Zinco, que é um mineral que entra em mais de cem ações enzimáticas, orgânicas e hormonais. O zinco é extremamente importante para o homem, porque é co-factor da testosterona e da potencia sexual. Quando o corpo do homem não tem zinco, ele não consegue produzir testosterona e desaparece toda a potencia sexual, e surgem os problemas cardiovasculares, muito relacionados com níveis baixos de testosterona.

Este grupo de pessoas analisadas mostrou a realidade atual, quantos dos nossos desequilíbrios não se devem à falta de nutrientes? Com certeza que saúde é muito mais que nutrição, mas esta tem um papel extremamente importante, senão mesmo o mais importante, é o combustível do corpo que nos move.

Aquilo que comemos nos traz Saúde, ou nos traz doença, porque tudo o que ingerimos tem uma ação fisiológica no corpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário