segunda-feira, 5 de março de 2018

Espinafres e seus beneficios


Quem se lembra do nosso amigo Popeye e da sua lata de espinafres milagrosa?
Os espinafres são folhas cheias de nutrientes, por isso devem ser adicionados a saladas, a smooties, a suco de vegetais e em cozinhados, devem fazer parte da alimentação diária.

Que vitaminas e minerais têm os espinafres?
O que ganha o nosso corpo com a informação que os espinafres nos dá?

 - Deve estar presente na alimentação da grávida e de quem quer ser pai.
É o alimento mais rico em ácido fólico (vitamina B9), ou melhor dizendo é o mais rico na formula natural da vitamina B9, uma vitamina importante para limpar o sangue, para reduzir o risco cardiovascular e necessária nas gravidas, por isso se suplementa.
Os espinafres além de ácido fólico também têm zinco por isso são imprescindíveis na gravidez, durante a lactância e para quem quer ser pai, pois aumentam a fertilidade e o número de espermatozóides.

- Mostrou proteção em alguns cancros.
Os espinafres têm boas propriedades para frear o câncer de pulmão, de fígado, de vesícula biliar, de cólon, de mama e colo do útero.

- Espinafres são muito importantes para a saúde dos olhos.
Os seus betacarotenos, uma vez ingeridos se transformam no fígado e no intestino delgado em vitamina A, a vitamina A é essencial para os olhos, uma deficiência da mesma se associa a problemas graves de visão.
Os espinafres são os vegetais mais ricos em luteina e zeaxantina, uns flavonoides que nos protege de muitas doenças, entre elas a degeneração macular da idade ou a perda de visão, como consequência da degeneração da vista. Estes flavonoides também defendem a vista contra cataratas.

- Espinafres são bons para o coração e circulação sanguínea.
É um alimento recomendável para quem tem problemas cardiovasculares, pois tem alto conteúdo em acido fólico (vitamina B9) nutriente essencial na limpeza das artérias, além disso o ácido fólico reduz os níveis de homocisteína no sangue, que estão relacionados com enfartes do miocárdio, e outros problemas inflamatórios.
Espinafres são folhas verdes, logo ricas em magnésio, o que diminui a pressão arterial alta, ajuda na evacuação, na ansiedade e em todas as ações que o magnésio efetua no nosso corpo. 

- Ajudam na obstipação.
Espinafres cozinhados ou em esparregado são uma maneira excelente de tomar altas doses de fibra com pouco volume. É um alimento facilmente digerível e rico em fibras indicado na obstipação.

- Esta planta tem todos estes benefícios, mas não deve ser ingerida em grandes quantidades por pessoas com pedra no rim, pois contêm oxalatos.

Falarei nisso em outro poste, mas o espinafre deve fazer parte da alimentação das pessoas com diabetes tipo 2, estudos apontam que ele vai ser um promissor suplemento dietético para a prevenção da resistência à insulina, além de melhorar a homeostase lipídea, alivia a inflamação, e melhora toda a função endotelial.

Há sempre muito a dizer, os estudos são muitos e apontam sempre vários benefícios, mas podemos concluir que temos que introduzir na nossa alimentação o espinafre.

Antigamente, usava espinafres na sopa de grão, atualmente passei a usá-lo cru, quase diariamente na salada, também o uso em esparregado.

Espero que vos tenha convencido a usar a espinafre, pois acredito que todos os que me leiam desejam ser fortes como o Popeye, e ambicionem uma saúde perfeita.

Sem comentários:

Enviar um comentário